Motivacional: Elegância do Comportamento
Não há caminho novo. O que há de novo é o jeito de caminhar.
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, seja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples "obrigado" diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.
É a elegância do comportamento.
sábado, 26 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
ÓTIMA MENSAGEM ZOLEIDE, COMO SEMPRE EU E A NAI ADORAMOS AS MENSAGENS QUE AQUI DEIXAS. SÃO SEMPRE DE GRANDE PROVEITO PARA REFLETIR E AGIR EM NOSSAS VIDAS. UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE BOAS ENERGIAS. BEIJOS!!!
CRIS!!!
Linda mensagem Zoleide, e até já copiei para mim.
vou manda-la para minhas irmã.
como estão os netinhos??
se preparando para o natal???
seu mimo segue depois do dia 2 tá amiga??
essa seana estou muito ocupada , a reunião de fim de ano das amigas vai ser aqui em casa e será um jantar para 18 pessoas ...to ficando loquinha!!!
mas vai dar tudo certo.
bom domingo! abraços!!!
Oi, Zoleide! Fiquei muito feliz com a sua visita e vim retribuir. Adorei o seu texto (mensagem)- bem próprio para os dias que se aproximam do Natal, quando as pessoas estão estressadas, apressadas, interessadas apenas em comprar e comprar, não lembrando que o mais importante é um gesto de carinho, um simples abraço ou uma pequena gentileza. Adorei! beijinho e bom final de domingo. Eunice Maria.
http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com
Linda a sua mensagem, obrigada pelo recadinho, tudo de melhor para você muita saúde.
bjs uma semana maravilhosa
Postar um comentário