quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ah, este envelhecer!

Envelhecer explodindo de vida, alimentando-se do prazer. Envelhecer com os amigos, com os vizinhos, sem importar-se muito com o dogma e a sombra do preconceito. Envelhecer na santa paz de Deus, com a genética que ele nos deu. Envelhecer com fé. Fé, paciência divina que sustenta o espírito e faz da alma um menino travesso, sapeca e feliz. Fé de um guerreiro e de um aprendiz. Envelhecer com a saliva e o paladar presentes na boca, com as lágrimas banhando os olhos, com a pele bronzeada pelo sol e pela lua. Envelhecer com um sorriso largo no rosto afável. Envelhecer como o bem que se quis, enxergando-se à frente do nariz. Envelhecer não é tão doloroso assim. Para alguns, é o fim do mundo, e eu me pergunto: “o mundo tem fim?” Envelhecer é ganhar do tempo o tempo exato e lapidado para saber aproveitar, compartilhar, multiplicar todas as belezas e obras do sol nascente. Envelhecer é fazer da abobrinha o prato do dia e do açúcar a festa de domingo. Envelhecer é comer pela manhã, exercitar o corpo à tarde e relaxar ao anoitecer. É ir à praia e ao mercadinho, é ver novela, é ir ao cinema e ao shopping, é estar perto do que temos direito, é ser livre. É valorizar a pátria das células, o sangue que transita nas veias, e controlar a oxidação dos tecidos. Envelhecer é trazer no peito a medalha dos filhos, dos netos, dos bisnetos. É ver a cegonha várias vezes por ano, milhares de vezes sobrevoando o céu. Envelhecer é dar o colo confortável, o ombro, o abraço, o beijo apaixonado na face de um mimo querido. Saber envelhecer é qualquer carinho! O que são as doenças? “Elas dão na gente e não nas pedras”, dizia a minha avó. Nunca escolhe o dia mais certo ou o mais errado para chegar, nem mesmo bate a nossa porta como uma convidada exemplar. Doença é coisa de velho. Você tem certeza do que fala ou pensa??? Cuidado com a sua crença. O controle da mente, a vontade de existir, a mão firme, mesmo que frágil, e um dia menos triste espantam qualquer vírus, livram-nos da maca, do convênio e da emergência. Envelhecer é estar de bem com as árvores, é ver o pássaro colorido, é respeitar o tempo da felicidade, é gostar-se como se gosta dos amigos. Envelhecer é cantar, dançar, acreditar na sabedoria. Envelhecer é algo que me anima, possui ritmo e melodia. É experimentar prazeres e galgar descobertas. Ah, este envelhecer transformou-se em arte, Van Gogh, Monet, Sinatra. Envelhecer é dar bombom aos netos, é brindar a tecnologia. Meu avô, minha avó... Velhos amados que eu pude ter. Estar velho, antigo, idoso, seja qual for o nome dado... Importa muito pouco o rótulo, importa muito mais a garantia de vida. Os hormônios, a atividade física, são recursos pelos quais podemos optar sem desmerecê-los. Amigos, aproveitem: envelheçamos sem preconceitos. Quero estar onde vocês estiverem, com ou sem rugas, com ou sem cabelos brancos, mas repletos de paz e alegria! A vida não se aprende nas cartilhas, ela está em nossas mãos! Envelhecer exige, acima de tudo, perseverança e muita paixão. 

10 comentários:

Rosana Remor disse...

OI MINHA MIGA QUERIDA!COMO VAIS???SAUDADES!E OS NETOS?ESTÃO TODOS BEM?ESPERO QUE SIM!E A SUA SAÚDE??CUIDE-SE AMIGA!!BJS.

lenalima disse...

Que lindo Zo...é assim mesmo temos que aceitar e envelhecer sorrindo, e agradecendo, pois temos a chance de ver nossos netos e até bisnetos desfrutando dessa vida maravilhosa vida que Deus nos deu!
muitos não conseguem...

espero que estejas bem agora! bjssssssssssss

lenalima disse...

Que lindo Zo...é assim mesmo temos que aceitar e envelhecer sorrindo, e agradecendo, pois temos a chance de ver nossos netos e até bisnetos desfrutando dessa vida maravilhosa vida que Deus nos deu!
muitos não conseguem...

espero que estejas bem agora! bjssssssssssss

Pitadasdilu disse...

Oi Zoleide! Lindo texto! Como você está? Tenho orado por sua saúde, sei que tudo dará certo, confie!
Bjos, Lú.

lenalima disse...

Feliz dia das mães Zoleide! bjss

MEIREANDAK disse...

OI AMIGA SAUDADES ,ESPERO QUE ESTEJA BEM ,O TEXTO É LINDO ,FELIZ DIA DAS MÃES BJS MEU CARINHO SEMPRE

lenalima disse...

bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss Amiga
espero que estejas bem!

construçao de maquinas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vida no Campo disse...

Oi Querida Zoleide ,sinto sua falta por aqui espero que estejas bem de saude e que seus filhos e netos estejam todos bem e lindos como sempre ,eu nunca esquecerei de ti amiga sempre lembro de ti só estou um pouco ausente do blog,grande e forte abraço beijossssss

none disse...

Que lindo seu testo...Que lindo.Envelhecer e chegar mais pertinho de Deus,a gente caminha na direção do altissimo todos os dias,passo após passo.Ficamos tão preocupados com as rugas,o cabelo branco,os filhos as doenças....E nem nos lembramos da doçura que e chegar dia mais pertinho e Jeusu.
Claro que ninguém quer morrer,mas quem quer viver pra sempre? viver não e fácil,viver dói,e difícil,complicado,mas e maravilhoso.
Doenças chegam e a gente tem que ter coragem e ir atrás de ajuda.O que e o Câncer perante Deus? O que e a tristeza perante a mãe de todas as mães Nossa Senhora?
Deus abriu o segredo da cura para os médicos,ele deu a eles o esclarecimento para que nos curem.Claro que o tratamento e difícil,mas quantas já não fizeram e conseguiram ultrapassar esta barreira...A Margarets,a Yrleyse do blog Mania de Morzão e várias outras.
A Depressão Zoleide faz parte do pacote,mas Deus esclareceu também os médicos e hoje tem tratamento,com remedios que aliviam muito esta dor....Doenças vem,doenças vão....Va ao médico logo amiga e se cuide.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos